Compromissos com Técnicas(os) Administrativas(os) em Educação

Garantia e respeito à paridade das(os) TAEs em relação às demais categorias, garantindo participação equitativa nos espaços decisórios, comissões e processos institucionais, fortalecendo a democracia interna e a valorização de todas as funções que sustentam o IF Baiano.

Implementação da jornada de 30 horas semanais para todas(os) TAEs, assim que a legislação permitir, com definição de critérios claros, isonômicos e pactuados com as representações da categoria.

• Atuação pelo reconhecimento de saberes e competências (RSC) das(os) TAEs, em articulação com suas representações de classe, valorizando suas trajetórias e experiências profissionais.

• Expansão do número de vagas destinadas ao afastamento integral das(os) TAEs, de modo a favorecer sua qualificação e o fortalecimento de suas trajetórias profissionais.

• Aprimoramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com revisão participativa de metas e critérios, simplificação de fluxos e formação das equipes, fortalecendo a transparência, a equidade e a eficiência institucional.

• Valorização das servidoras e dos servidores, com maior oferta de qualificação com vistas a fortalecer o protagonismo e o engajamento na gestão institucional.

• Regulamentação e incentivo às atividades de ensino, pesquisa e extensão para TAEs, dentro dos limites legais.

• Estruturação das ações de capacitação com base na atuação das(os) TAEs, valorizando as práticas concretas de trabalho e o aprendizado a partir da experiência.

Nossos principais compromissos com Docentes

• Atuação pela revisão e adequação das políticas de controle de frequência docente, de modo a desburocratizar e reconhecer as especificidades do trabalho pedagógico, assegurando transparência, confiança e valorização da autonomia profissional.

Garantia do cumprimento e da atualização de aprimoramento contínuo e participativo da Regulamentação da Atividade Docente no IF Baiano (RAD), assegurando transparência nos critérios, valorização das dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e respeito às especificidades das diferentes áreas de atuação.

Criação de trilhas formativas on-line específicas para docentes iniciantes na carreira EBTT, com orientação e apoio pedagógico, fortalecendo a inserção e a permanência na carreira docente.

Oferta de formação continuada voltada às demandas reais dos territórios e aos desafios da prática docente, articulada às áreas de ensino, pesquisa e extensão, com certificação, apoio institucional e incentivo à reflexão crítica sobre o fazer pedagógico.

Fortalecimento da atuação dos colegiados de curso e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) de ensino como espaços efetivos de proposição e valorização da autonomia pedagógica.
Incentivo à produção pedagógica das(os) servidoras(es) docentes, com editais específicos, reconhecimento institucional e apoio técnico para publicação e difusão de materiais didáticos e experiências formativas.

Promoção de ações institucionais de reconhecimento público de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e socialmente comprometidas, desenvolvidas por docentes no IF Baiano, fortalecendo a cultura de valorização e a troca de saberes pedagógicos.

Garantia de condições adequadas de trabalho nas salas de aula, laboratórios e demais ambientes pedagógicos, com investimento em recursos didáticos, tecnológicos e estruturais, assegurando qualidade e dignidade às práticas de ensino.

Compromissos com Terceirizadas(os)

Garantia de acesso das(os) trabalhadoras(es) terceirizadas(os) às políticas institucionais de saúde, formação e bem-estar, com respeito aos limites legais e fortalecendo o compromisso institucional com o cuidado, a dignidade e o respeito a todas as pessoas que integram o IF Baiano.

Promoção de ações de acolhimento e orientação sobre o funcionamento do IF Baiano, seus valores e canais de comunicação no início de cada contrato, favorecendo a inclusão e o pertencimento das(os) terceirizadas(os).

Oferta, em parceria com as empresas contratadas, de formação básica continuada para as(os) trabalhadoras(es) terceirizadas(os), visando à valorização profissional e à promoção de ambientes de trabalho mais colaborativos.

Garantia de condições adequadas de trabalho e segurança, além de acompanhamento contínuo das condições de trabalho e de segurança das(os) terceirizadas(os), a fim de assegurar o cumprimento das normas trabalhistas e de saúde ocupacional pelas empresas contratadas.

Inclusão das(os) trabalhadoras(es) terceirizadas(os) nas campanhas institucionais sobre saúde mental, combate ao assédio, equidade de gênero e antirracismo, reforçando o compromisso do IF Baiano com o respeito à diversidade e aos direitos humanos.

Acesso a espaços institucionais de convivência e cultura, garantindo que as(os) trabalhadoras(es) terceirizadas(os) possam usufruir dos espaços de convivência, atividades culturais e eventos institucionais, fortalecendo vínculos e a integração comunitária.

Compromissos com as (os) Estudantes

Garantia da criação e atuação de coletivos estudantis, grêmios, centros acadêmicos e diretórios, com suporte institucional, formação política e garantia de participação nas instâncias decisórias.

Incentivo à formação de lideranças estudantis por meio de programas e ações de formação voltados à gestão democrática, ao protagonismo juvenil e à participação cidadã.

Afirmação da representação efetiva das(os) estudantes em conselhos, com garantia de sua participação ativa nos processos de deliberação e construção das políticas institucionais.

Criação de infraestrutura mínima necessária para o funcionamento das entidades estudantis, incluindo espaços físicos, equipamentos e mobiliário adequados.

Ampliação da efetividade dos canais institucionais de diálogo com as(os) estudantes, por meio da implementação de ferramentas digitais integradas e estratégias de engajamento ativo.

Atuação junto ao SETEC/MEC e parlamentares na busca por recursos adicionais com o objetivo de melhorar o ambiente físico da instituição, envolvendo as(os) estudantes, como salas de aula, laboratórios, quadras poliesportivas, refeitórios, alojamentos, bibliotecas, entre outros espaços.

Implantação de convênios com instituições e empresas parceiras que oferecem descontos e vantagens para estudantes, o que colabora para a qualidade de vida da comunidade.

Revisão da Política de Assistência Estudantil do IF Baiano, com foco na ampliação dos benefícios, na atualização dos critérios de acesso e no fortalecimento das ações de permanência, assegurando equidade e inclusão social entre os(as) estudantes.

Consolidação das políticas de acesso, permanência e êxito acadêmico das(os) estudantes, da assistência estudantil, ações afirmativas e inclusivas e de atenção à saúde das(os) estudantes.

Compromissos com o ensino

Reestruturação da Pró-Reitoria de Ensino, com o objetivo de revisar a organização interna, redefinir funções e fluxos de trabalho, fortalecendo a gestão pedagógica e aprimorando a articulação entre os campi.

Revisão da Política de Qualidade do Ensino do IF Baiano, de forma participativa, com vistas à incorporação de indicadores de avaliação pedagógica, inserção profissional e impacto social dos(as) egressos(as), garantindo coerência com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica e com as realidades territoriais.

Planejamento institucional voltado à ampliação das possibilidades de verticalização do ensino no IF Baiano, otimizando a estrutura existente e fortalecendo os vínculos entre níveis e modalidades de ensino.

Elaboração do Programa Institucional de Ensino (PIE), como política estruturante da gestão pedagógica, articulando ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na inovação e na inclusão.

Criação de fóruns permanentes de discussão sobre currículo, avaliação e práticas pedagógicas, com participação de docentes, técnicos e estudantes.

Fortalecimento dos Núcleos de Assessoria Técnico-Pedagógica (NATEPEs) como instâncias estratégicas da gestão acadêmica, garantindo infraestrutura adequada, dimensionamento de equipes, regulamentação da carga de trabalho e oferta de formação continuada para suas(seus) integrantes.

Promoção de ampla discussão sobre os processos de ingresso de estudantes, no sentido de buscar alternativas mais bem adaptadas às realidades locais, ao perfil institucional e ao público-alvo.

Implementação de parcerias estratégicas com escolas públicas e comunidades locais, para ampliar o alcance e a efetividade do processo seletivo do IF Baiano.

Elaboração de programas de extensão e visitas técnicas, aproximando estudantes de áreas rurais e urbanas periféricas à instituição.

Capacitação contínua da equipe em gestão de processos seletivos, garantindo o atendimento das demandas de ingresso em contribuição para um processo seletivo mais justo e inclusivo.

Garantia da adequada implementação e acompanhamento das políticas de ensino e de assistência estudantil para viabilizar a permanência e favorecer o sucesso dos estudantes.

Implementação da Política Institucional do PROEJA com ampla participação da comunidade acadêmica para construir proposta de oferta de cursos no âmbito do IF Baiano.

Expansão da oferta da Educação a Distância, ampliando número de vagas, polos de apoio presencial e diversificação dos níveis de oferta de cursos.

Implementação da linha “Educação Antirracista e Saberes Afro-Indígenas” no PIE, com apoio técnico e financeiro a projetos que trabalhem conteúdos das Leis 10.639/03 e 11.645/08 de forma crítica, contínua e interdisciplinar.

Fortalecimento e ampliação do Programa “Ciência por Elas”, consolidando-o como política institucional de incentivo à participação de meninas e mulheres nas ciências e nas tecnologias, por meio de editais, eventos e divulgação científica.

Promoção do FAMIF como evento único segundo a criação de um espaço de reconhecimento e valorização das atividades artísticas, garantindo um evento inclusivo e participativo para toda comunidade acadêmica.

Revisão da Regulamentação da Política de Educação Física e Esportes do IF Baiano, garantindo uma regulamentação atualizada e eficaz que valorize a área como componente curricular fundamental e promova práticas pedagógicas inclusivas integradas à formação integral e incorporando avanços como cotas para estudantes trans nas Atividades Curriculares da Cultura Corporal (ACCs).

Consolidação dos NEAs (Núcleos de Estudos em Agroecologia) como espaços interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão voltados à transição agroecológica e à soberania alimentar, articulando juventudes rurais, quilombolas e assentadas.

Compromissos com a pesquisa

• Criação Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, formado por coordenadores dos cursos de Pós-Graduação do IF Baiano, representantes estudantis/discentes desses cursos de Pós-Graduação, coordenadores(as) de pesquisa dos campi e representação do NIT.

• Incentivo à criação e ao fortalecimento dos periódicos científicos do IF Baiano, promovendo a consolidação de uma política institucional de editoração científica que estimule a publicação de trabalhos resultantes de ensino, pesquisa e extensão.

• Aprimoramento e atualização do Repositório Institucional, consolidando-o como instrumento de acesso público, difusão e valorização da produção acadêmica e científica do IF Baiano.

• Reformulação dos critérios dos editais internos de pesquisa para priorizar projetos com impacto social e territorial.

• Desenvolvimento e apoio a programas de pesquisa voltados à valorização, à inclusão e ao protagonismo de mulheres nas diversas áreas científicas, promovendo equidade de gênero na produção de conhecimento e no ambiente acadêmico.

• Desenvolvimento de projetos que utilizem a pesquisa aplicada em articulação com empresas e demais atores do setor produtivo, promovendo a inovação e a transferência de tecnologia, sem negligenciar o apoio à pesquisa básica.

• Fortalecimento das coordenações de pesquisa dos campi, ampliando o suporte institucional, a participação nos programas de pesquisa e a articulação entre o ensino, a extensão e a inovação tecnológica.

• Ampliação e fortalecimento do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), que financia as atividades dos cursos de Pós-Graduação (aulas, expedições experimentais, orientações, defesas, materiais em geral).

• Institucionalização de cotas para servidores do IF Baiano em cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado já ofertados e a serem ofertados pela instituição.

• Institucionalização do programa de Bolsas de Pós-doutorado e Bolsas para Professores Visitantes, visando à verticalização dos mestrados já existentes na instituição.

• Fortalecimento das ações de internacionalização nos cursos de Pós-Graduação, com o estabelecimento contínuo de diálogo com o setor de internacionalização e parcerias institucionais, com a finalidade de prospectar novas oportunidades de cooperação acadêmica, mobilidade docente e discente, bem como a participação em redes internacionais de pesquisa.

• Incentivo à criação de programas de Pós-Graduação nas unidades com potencial acadêmico, infraestrutura adequada e corpo técnico qualificado, visando à ampliação da formação científica, à consolidação da pesquisa aplicada e ao fortalecimento da atuação institucional em nível regional e nacional.

• Fortalecimento do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), garantindo sua atuação integrada com a comunidade acadêmica e ampliando sua capacidade de ação, por meio da destinação de recurso anual específico.

Compromissos com a extensão

Fortalecimento dos vínculos do IF Baiano com as comunidades dos territórios em que está presente, por meio da valorização de ações extensionistas comprometidas com o desenvolvimento territorial e social, a inclusão e a cidadania.

Ampliação e valorização das iniciativas de extensão, considerando as diferentes áreas do conhecimento e suas contribuições — desde práticas voltadas à inclusão social até iniciativas de extensão tecnológica — como expressão do compromisso institucional com a transformação social e o desenvolvimento territorial.

Promoção de ações extensionistas orientadas por diagnósticos e indicadores territoriais institucionais e por bancos públicos de informações socioeconômicas, garantindo que os programas e projetos de extensão do IF Baiano estejam alinhados às políticas públicas nacionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Criação de programas voltados ao fortalecimento da identidade cultural e ao protagonismo das comunidades locais, por meio da valorização da cultura popular como instrumento de transformação social e territorial.

Articulação de parcerias com órgãos públicos para desenvolver projetos de extensão voltados à agricultura familiar e à segurança alimentar, com base em políticas públicas como a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) agroecológica, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Implementação do Programa Institucional de Monitoramento e Avaliação da Extensão, conforme diretrizes nacionais, voltados ao acompanhamento sistemático e à avaliação das ações de extensão desenvolvidas,

Articulação com movimentos sociais, cooperativas, associações locais para identificar demandas formativas para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em parceria com prefeituras, setores produtivos e ONGs.

Promoção e ampliação da visibilidade da marca IF Baiano por meio da realização de atividades de extensão em diferentes territórios de atuação da instituição, com destaque para seu compromisso com o desenvolvimento regional, a inclusão social e a promoção do conhecimento científico, cultural e tecnológico.

Estímulo ao engajamento de docentes e estudantes na submissão de propostas a editais de fomento à extensão.

© Copyright 2025 Camila Santana - Todos direitos reservados -  Desenvolvido por Sotero Tech